Venezuela aprova lei que legaliza a mineração criptográfica

  •  
Venezuela aprova lei que legaliza a mineração criptográfica (Foto: Pexels) Venezuela aprova lei que legaliza a mineração criptográfica

Nesta quinta-feira, 24, relatórios mostraram que a Venezuela legalizou a mineração de bitcoin seguindo o decreto emitido pela Superintendência Nacional de Ativos Criptografados e Atividades Relacionadas (Sunacrip). De acordo com o portal News Bitcoin, todas as entidades e indivíduos interessados em minerar legalmente bitcoins e outras criptomoedas devem agora solicitar uma licença da agência.

Segundo dados do relatório, o decreto resultará na criação de um órgão Nacional de Mineração Digital (NDMP), órgão que “busca reunir todos os mineiros que operam em território venezuelano”. Enquanto isso, o documento de decreto, que foi assinado por Joselit Ramirez, superintendente da Sunacrip, não especifica “quanto custará para obter essas licenças”.

Diante deste cenário, as autoridades da região fiscalizarão tanto a criação quanto a importação de equipamentos de mineração. Da mesma forma, fazendas de mineração de bitcoins e outras criptomoedas poderão operar com o apoio do Estado, mas somente se forem inspecionadas pela Sunacrip.

Além disso, o relatório deixa claro que se as autoridades venezuelanas insistirem em controlar e gerenciar o NDMP, isso deixará o governo encarregado de distribuir recompensas aos mineiros. Isso, no entanto, cria riscos para os mineiros, pois o operador do pool pode congelar fundos arbitrariamente ou atrasar os pagamentos.

O país dilacerado pela crise supera os volumes de comércio de bitcoin peer-to-peer na região ao lado do Brasil, enquanto continua a ser um território de mineração de bitcoin chave. Com uma participação do hashrate em torno de 0,42%, a Venezuela é o único estado latino-americano a figurar na lista dos dez principais países da Universidade de Cambridge com a maior taxa de hash de bitcoin.

Para finalizar, agora que o governo formalizou a mineração de bitcoin, a participação da Venezuela na taxa total de hash deve aumentar.

(Redação – Investimentos e Notícias)