Atividade econômica desacelera em fevereiro

  •  
Atividade econômica desacelera em fevereiro (Foto: Pexels) Atividade econômica desacelera em fevereiro

Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), houve avanço de 1,5% no ritmo dos negócios em fevereiro/18 na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo a Serasa, esta taxa foi menor que a alta interanual de 1,8% observada em janeiro/18, sinalizando uma desaceleração do ritmo de expansão da economia no segundo mês do ano. Na comparação com janeiro/18, efetuados os devidos ajustes sazonais, houve recuo de 0,2% em fevereiro/18, devolvendo a alta de 0,2% que havia ocorrido no primeiro mês do ano. 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar da desaceleração do crescimento econômico em fevereiro/18, o primeiro trimestre do ano ainda mantém trajetória de expansão, embora em um ritmo mais brando do que se esperava anteriormente.

Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária recuou 1,3% em fevereiro/18 na comparação com o mesmo mês do ano passado. A indústria também registrou queda interanual de 1,2% no segundo mês do ano.

Somente o setor de serviços cresceu 1,5% em fevereiro/18 comparativamente ao segundo mês de 2017.
Na variação mensal dessazonalizada, isto é, em relação a janeiro/18, a produção agropecuária cresceu 1,9%.

Já a indústria caiu 1,1% e o setor de serviços recuou 0,4%, neste mesmo critério de comparação.
Pelo lado da demanda agregada, as exportações avançaram 9,1% em fevereiro/18 sobre o mesmo mês do ano passado e os investimentos cresceram 5,1% nesta mesma comparação. O consumo das famílias, em termos interanuais, cresceu 1,6% e as importações 7,2%. Somente os gastos do governo exibiram queda em fevereiro18 na comparação com fevereiro/17: -1,6%.

Frente a janeiro/18, já com os devidos ajustes sazonais, o consumo das famílias recuou 0,3% e o consumo do governo caiu 0,2%. Já os investimentos cresceram 0,3% e as exportações 1,9%. Por fim, as importações recuaram 3,8% no segundo mês do ano.