Vendas na Black Friday crescem 6,4%, aponta Boa Vista

  •  
Vendas na Black Friday crescem 6,4%, aponta Boa Vista Foto: Divulgação

As vendas do comércio na Black Friday em 2019 cresceram 6,4% em relação ao ano passado. Esse resultado supera a projeção da Boa Vista, que indicou alta de cerca de 4,0% no período.

Segundo a instituição, os dados consideram as consultas do período de 26 a 30 de novembro de 2019, comparadas às consultas realizadas entre 20 a 24 de novembro de 2018.

O movimento reflete melhoras no mercado de crédito e de trabalho. Ou seja, diante da inadimplência mais baixa, os bancos vêm aumentando a oferta de empréstimos para os consumidores. Já por parte dos compradores, as taxas de juros menores elevam a demanda por crédito, apontaram os economistas da Boa Vista.

Os economistas dizem ainda, que entre os itens mais vendidos na data, estão os eletrônicos e eletrodomésticos, que são produtos com valor mais elevado e que dependem das condições do crédito para que a venda seja concretizada.

Além disso, os consumidores também aproveitam as promoções da Black Friday para anteciparem as compras de Natal, o que favorece o movimento do comércio na data.

"No entanto, mesmo com a antecipação de parte das vendas de Natal, a melhora do cenário econômico já aponta para um aumento significativo do movimento do comércio no Natal deste ano, ainda a principal data do comércio", afirmou a Boa Vista.

(Redação - Investimentos e Notícias)