Fed reduz taxa de juros em 0,50 p.p. de forma emergencial

  •  
Fed reduz taxa de juros em 0,50 p.p. de forma emergencial Foto: Divulgação

O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira, 3, um corte emergencial de 0,50 p.p. em sua principal taxa de juros. O intuito é proteger a economia americana contra o surto de coronavírus, apontou o Comitê. O Fed caracterizou a situação como "riscos em evolução".

A taxa fed funds foi reduzida para o intervalo 1-1,25%, de 1,5-1,75%, em decisão unânime. O Comitê afirmou que está monitorando de perto as consequências da doença com foco nas perspectivas econômicas. Disse também, que usará suas ferramentas e atuará conforme cenário apropriado para apoiar a economia.

Em um comunicado no site do Fed, a instituição afirmou que os fundamentos da economia americana permanecem fortes. "No entanto, o coronavírus apresenta riscos crescentes para a atividade econômica. Tendo em vista esses riscos e apoiando a consecução de suas metas máximas de emprego e estabilidade de preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto decidiu hoje reduzir o intervalo de metas da taxa de fundos federais em 1 / 2 pontos percentuais, para 1 a 1/1/4 por cento. "

A reunião do Fed foi realizada após a teleconferência entre bancos centrais e ministros das finanças do G-7.

Vale lembrar, que essa é a primeira vez que o Fed reduz as taxas fora do cronograma habitual de reuniões desde a crise financeira de 2009.

(Redação - Investimentos e Notícias)