Melhores investimentos 2021: Olhando para 2020 e planejando seu ano novo!

  •  
Melhores investimentos 2021 Foto: Divulgação Melhores investimentos 2021

Como definir os Melhores Investimentos para 2021, tentando entender o que foi o ano de 2020 que passou? Que furacão é esse que devastou todo o mundo?

A pandemia do coronavírus chegou para tirar todas as economias do chão, para fazer com que as empresas, os trabalhadores, os investidores e os governantes enxergassem que a vida pode, sim, parar e que tudo pode deixar de fazer sentido quando há algo maior envolvido.

No cenário econômico, que sempre foi dado a passar por momentos delicados, o agravamento da crise foi inevitável. Os problemas gerados pelo Covid, além de diversos fatores político-econômicos, fizeram de 2020 um ano que certamente entrará para a história. 

A questão é: Quem soube aproveitar as oportunidades e optou pela tomada de decisão certa, saiu fortalecido de toda essa guerra.

O exemplo do recorde da Bolsa de Valores, que registrou o maior número de investidores da história - mais de 3 milhões - mostrou que muitas pessoas começaram a acreditar em novas possibilidades. Entretanto, a retrospectiva vai muito além disso:

Entre o fim de 2019 e começo de 2020, a China anunciou uma forte epidemia de uma gripe, até então desconhecida, na província de Hubei. A doença chegou rapidamente na Europa e nos Estados Unidos e, em fevereiro, o Brasil também foi contemplado com a triste notícia do primeiro caso de coronavírus no país.

Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença como uma pandemia global. Foi aí que as quarentenas se instalaram e as economias vieram abaixo. O colapso fez com que o Ibovespa chegasse a afundar quase 50% em 1 mês.

Com o avanço das pesquisas sobre possíveis vacinas e a amenização da pandemia, a economia global tentou se recuperar. No entanto, setores muito afetados, como o de serviços, amargaram fortes prejuízos, enquanto os departamentos ligados ao mundo digital tiveram uma grande surpresa, reportando forte crescimento devido ao isolamento social.

O dólar, por sua vez, saltou de R$ 4 para quase R$ 6 em maio de 2020, mas com as incertezas diminuindo, a moeda norte-americana voltou a recuar.

As eleições nos EUA também estiveram na esteira de destaque do ano que passou. A disputa presidencial no país alavancou muitas questões e a saída turbulenta de Donald Trump da Casa Branca chamou a atenção dos brasileiros pelas regras complexas do sistema eleitoral americano e pela demora na contagem de votos.

Tais incertezas criaram ainda mais volatilidade no mercado, pressionando o dólar em relação ao real.

O ponto é a desmistificação de se investir na Bolsa de Valores brasileira. Aqui no país, apenas uma pequena parte da população entende do assunto e investe de fato, sendo menos de 2%. Já em outras nações, como EUA, a proporção de habitantes é muito maior.

Mas é preciso uma mudança cultural em relação aos negócios internos, pois só com educação financeira os brasileiros entenderão os benefícios de se aplicar dinheiro em rendas diversificadas, atentando-se, é claro, para os altos e baixos do mercado de ações.

Em um comparativo, o ano de 2020 mostrou bem essa oscilação, pois tiveram aquelas empresas que conquistaram bons números, como os 5 destaques do Ibovespa que conquistaram as maiores altas:

  • Weg (WEGE3): 106,2%
  • Magazine Luiza (MGLU3): 91,6%
  • Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA): 71,2%
  • Bradespar (BRAP4) e Vale (VALE3): 60,5% e 51,0%, respectivamente
  • Via Varejo (VVAR3): 50,1%

Contudo, houve também quem viu seus papéis se dissolverem em meio a um ano bastante difícil:

  • IRB Brasil (IRBR3): -82,7%
  • Cogna (COGN3): -56,4%
  • Cielo (CIEL3): -55,7%
  • Embraer (EMBR3): -53,4%
  • CVC (CVCB3): -53,3%

* As variações foram calculadas até o início do pregão do dia 04 de dezembro.

Mesmo percorrendo essa retrospectiva e analisando que o ano que se passou foi atípico e com diversas mudanças de comportamento, o momento agora é de ir à luta!

É hora de estudar os mais viáveis caminhos e tomar as decisões certas, a fim de acelerar seus resultados e conquistar os melhores investimentos de 2021.

Para saber mais, faça o download grátis do relatório completo com os melhores investimentos para 2021: Baixar e-book com os melhores investimentos para 2021.

Vale lembrar, que essas projeções são análises de especialistas sobre um possível cenário favorável de investimento para 2021. É preciso se ater ao período turbulento vivido por conta do coronavírus, o que significa não ser possível afirmar que o mercado de capitais se manterá estabilizado dentro dos próximos meses.

Acompanhe o noticiário econômico e tire suas dúvidas apenas com profissionais capacitados.

(Redação - Investimentos e Notícias)