Melhores Investimentos 2021: Será o fim da Renda Fixa?

  •  
Melhores Investimentos 2021 Foto: Pexels Melhores Investimentos 2021

Não é novidade para ninguém que a pandemia causada pela Covid-19 acelerou a queda da taxa básica de juros, a Taxa Selic, no Brasil. “Ao atingir 2% ao ano, um patamar impensável para quem se acostumou a conviver com juros de 10% ou até 15%, é compreensível que muita gente pense que é o fim dos investimentos em renda fixa”, ressaltaram os analistas da Toro Investimentos.

Porém, eles destacam que é verdade que esse tipo de investimento se tornou menos atrativo em comparação com a renda variável, uma vez que é possível muitas vezes conseguir a rentabilidade de um ano de Selic em apenas um dia na Bolsa de Valores.

Mas eles acreditam que há títulos privados na renda fixa que ainda apresentam taxas interessantes, especialmente pós-fixados e híbridos, e com isso se tornaram um dos melhores investimentos para 2021. Os especialistas explicam que mesmo com a taxa Selic em baixa, a expectativa é de que ela volte a subir nos próximos anos, o que torna os títulos prefixados pouco atrativos neste momento.

De acordo com os analistas da Toro Investimentos, o prazo curto se deve pela expectativa de alta dos juros nos próximos anos, de forma que, ao vencimento dos títulos atuais, é provável que novas taxas ainda melhores já estejam disponíveis.

Contudo, os títulos híbridos podem ser boas alternativas com as perspectivas de aceleração da inflação. Títulos que ofereçam IPCA+3% ou IPCA+4% tendem a trazer retornos interessantes caso a inflação retorne a patamares mais próximos de 4%.

“Esse cenário é bastante possível, uma vez que a alta do dólar e a paralisação de fábricas durante a pandemia elevaram muito os custos de produção, o que deve impactar os preços ao consumidor em 2021”, explicaram.

Ao que tudo indica é sempre bom escolher produtos cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, para que o risco de falência do emissor seja protegido.

Para finalizar, os analistas da Toro Investimentos, destacam que os títulos públicos pós-fixados, por mais que tenham baixo retorno, são os mais indicados nessa situação por permitirem saque em poucos dias e sem perda de valor.

Ficou interessado? Para saber mais sobre esse tipo de investimento, faça o download grátis do relatório completo: Baixar e-book com os melhores investimentos para 2021.

Atenção: As análises feitas pelos especialistas são para o cenário de 2021, mas não há certeza do que pode acontecer. É importante que os investidores acompanhem o mercado e tirem suas dúvidas com profissionais capacitados

(Redação - Investimentos e Notícias)