Bombril anuncia receita líquida de R$ 223,9 mi no 4T19

  •  
Bombril anuncia receita líquida de R$ 223,9 mi no 4T19 (Foto: Pexels) Bombril anuncia receita líquida de R$ 223,9 mi no 4T19

A Bombril apresentou os resultados no quarto trimestre de 2019 (4T19) e no exercício de 2019 (12M19). Além de atuar em todo o território nacional, no 4T19 a Bombril exportou para 19 países, dentre os quais se destacam México (38%), Paraguai (14%), Bolívia (13%). No Brasil, o maior destaque é a região Sudeste, que representa 46% da participação no mercado nacional.

A receita líquida de vendas totalizou R$ 1.059,7 milhões no 12M19, uma melhora de R$ 85,5 milhões em comparação com 12M18, equivalente a um aumento de 8,8%, decorrente do aumento de volume, reposicionamento de preços, inovações e melhoria na execução de logística e comercial. O crescimento do resultado bruto no acumulado 12M19 alcançou 12,2%, com melhora de 1,2 p.p. na margem bruta ante o mesmo período do ano anterior.

Mais uma vez, o destaque deve ser dado ao EBITDA, que apresentou resultado positivo de R$ 85,3 milhões no 12M19, com crescimento de 344,4%, contra a marca de R$ 19,2 milhões em igual período de 2018.

O volume de produtos vendidos no 4T19 foi de 124,2 mil toneladas, um aumento de 4,5% em comparação com o volume apresentado no mesmo período do exercício anterior. O crescimento é reflexo da melhoria na execução comercial e dos lançamentos do detergente líquido, Limpol Jabuticaba edição limitada e do amaciante Mon Bijou Intense 2L.

A receita operacional bruta no 4T19 atingiu R$ 422,9 milhões, representando um aumento de 8,8% em comparação ao mesmo período do exercício anterior. No 12M19, a Companhia alcançou a marca de R$ 1.585,3 milhões, crescimento de 8,8%, que corresponde a R$ 127,8 milhões superior em relação ao mesmo período de 2018 (R$ 1.457,5 milhões), fruto de ações como: reposicionamento de preços implantado no primeiro trimestre de 2019, melhorias na execução comercial e das inovações nas categorias Detergente e Amaciante.

A receita líquida do 4T19 foi de R$ 223,9 milhões, um aumento de 7,3% em comparação ao 4T18. Cabe ressaltar que neste trimestre houve uma reclassificação contábil, para aprimorar a apresentação das bonificações comerciais, no valor de R$ 82,0 milhões de Despesas Operacionais para a Receita Líquida de vendas (o mesmo foi feito para fins comparativos em 2018, no montante de R$ 72,5 milhões). No 12M19 , a Companhia atingiu o montante de R$ 1.059,7 milhões, ante R$ 974,2 milhões no 12M18, representando um aumento de 8,8%. Conforme mencionado acima, para atender melhor apresentação, foram reclassificados R$ 82,0 milhões das Despesas Operacionais para a Receita Líquida (2018 - R$ 72,5 milhões).

O resultado bruto do 4T19 foi de R$ 51,4 milhões, representando uma melhora de 25,1% em relação ao 4T18. No 12M19, o resultado bruto foi de R$ 411,0 milhões ante R$ 366,5 milhões do mesmo período do exercício anterior. Esse crescimento se deve ao reposicionamento de preços e aumento de volume, impulsionado pelo lançamento de novos produtos como o detergente líquido Limpol Jabuticaba e Tangerina, com edição limitada, e amaciante Mon Bijou Intense 2L e as novas flagrâncias do Mon Bijou concentrado nas versões Magia, Noite dos Sonhos e Mistério.

O EBITDA do 4T19 alcançou R$ 28,5 milhões, um aumento de R$ 35,2 milhões em relação ao 4T18, que apresentou EBTIDA negativo de R$ 6,7 milhões. No 12M19, o EBITDA apresentou resultado positivo de R$ 85,4 milhões, um crescimento de 344,4%, contra a marca de R$ 19,2 milhões em igual período de 2018.

O Resultado líquido da Companhia no 4T19 registrou prejuízo de R$ 5,4 milhões, representando uma melhora de 85,5%, comparado ao prejuízo de R$ 37,2 milhões do 4T18. No acumulado do 12M19 o resultado líquido registrou prejuízo de R$ 40,5 milhões, representando um recuo de 157,7%, quando comparado ao lucro de R$ 70,2 milhões apresentados em igual período de 2018.

(Redação – Investimentos e Notícias)