IGP-M registra queda na 1ª prévia do mês, revela FGV

  •  
IGP-M registra queda na 1ª prévia do mês (Foto: Divulgação) IGP-M registra queda na 1ª prévia do mês

A Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou nesta terça-feira, 10, que o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou, na apuração referente ao primeiro decêndio (também denominada primeira prévia) de junho, variação de -0,64%. Para o mesmo período de apuração do mês anterior, a variação foi de 0,06%.

Nesta apuração, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de -1,32%, no primeiro decêndio de junho. No mesmo período do mês de maio, o índice variou -0,28%. Já o índice referente a Matérias-Primas Brutas registrou variação de -2,25%. Os itens que mais influenciaram a trajetória deste grupo foram: café (em grão) (7,43% para -7,91%), milho (em grão) (-0,44% para -6,83%) e leite in natura (5,75% para 0,56%).

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou taxa de variação de 0,14%, no primeiro decêndio de junho. Com isso, seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Alimentação (0,73% para -0,26%). Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento do item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de -0,33% para -8,70%.

Para finalizar, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, no primeiro decêndio de junho, taxa de variação de 1,91%, acima do resultado do mês anterior, de 0,92%.

(MR – Agência IN)