Luz para Todos chega à Reserva Verde Para Sempre

  •  
Luz para Todos chega à Reserva Verde Para Sempre Foto: Divulgação Luz para Todos chega à Reserva Verde Para Sempre

O programa Luz Para Todos será implantado na Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, no Pará. Ao todo, 2.250 famílias serão beneficiadas pela medida. Além disso, a energia será fornecida ainda a 84 espaços coletivos, como escolas, postos de saúde, centros comunitários e igrejas.

Eles serão abastecidos por energia fotovoltaica (solar), mais indicada para unidades de conservação por ser menos poluente.

“Uma vitória como essa significa anos de trabalho do ICMBio e do Ministério de Minas e Energia e dos demais parceiros, mas muito mais das próprias populações locais”, disse o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes, Claudio Maretti.

As comunidades tradicionais da Reserva Extrativista Verde para Sempre reivindicam a instalação de energia elétrica na unidade há oito anos, desde o início do processo de concessão e licenciamento da linha de transmissão entre Tucuruí, Macapá e Manaus, cujo trajeto passa por dentro da reserva. A energia será usada tanto para atividades domésticas como para o incremento da produção. As informações são do Portal Brasil.

(Redação - Agência IN)