Vendas das indústrias de materiais de construção continuam regulares em fevereiro

  •  
Vendas das indústrias de materiais de construção continuam regulares em fevereiro Foto: Divulgação Vendas das indústrias de materiais de construção continuam regulares em fevereiro

O termômetro da ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção – indica que 57,9% dos empresários da indústria de materiais de construção estimam vendas regulares em fevereiro de 2016.

A pesquisa informa ainda que a expectativa é de vendas ruins para 26,3% e muito ruins para 10,5% e boas para 5,3% dos entrevistados.

Para março, a regularidade foi a escolha de 63,1% dos empresários do setor. Os extremos bom e ruim receberam 15,8% das escolhas, cada. O pessimismo, no entanto, está presente ainda para 5,3%, que esperam vendas muito ruins no próximo mês.

“De acordo com o indicado pelas empresas, há uma certa estabilização no conceito de vendas regulares para os próximos 2 meses, e uma pequena melhora na pretensão de investimentos e da utilização da capacidade das fabricas. É um pouco cedo para falarmos em uma reversão da tendência negativa que predominou no último ano, mas é possível que estamos vendo uma reação no mercado do varejo, enquanto que no mercado imobiliário e nas obras de infraestrutura a perspectiva continua negativa, esperando sinais para restaurar a confiança das famílias e dos empresários para voltar a investir. Se persistir esses números na próxima pesquisa, já poderíamos dizer que o mercado parou de cair e se prepara para uma transição em 2016 em um nível de atividade similar a 2007”, explica Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

O termômetro também informa que os empresários do segmento continuam pessimistas quanto as ações do Governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses.

O Termômetro indica também que 42% das indústrias pretendem fazer investimentos em 2015. Houve crescimento em relação a janeiro quando o percentual era de 37%.

(Redação - Agência IN)