Vendas das indústrias de materiais de construção se mantêm no patamar regular, mostra ABRAMAT

  •  
Vendas das indústrias de materiais de construção se mantêm no patamar regular, mostra ABRAMAT Foto: Divulgação Vendas das indústrias de materiais de construção se mantêm no patamar regular, mostra ABRAMAT

O fechamento das vendas de materiais de construção em outubro, deve ser regular, segundo o Termômetro da ABRAMAT – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção. A sondagem também revela que novembro deve seguir esta tendência, representando equilíbrio entre o empresariado.

A margem de vendas boas para outubro é de 5,9%. Já 32,4% dos entrevistados aguardam resultados ruins e 2,9%, muito ruins. Em novembro, a perspectiva otimista para 2,9% dos empresários, que consideram o mês como muito bom e 17,6% classificando como bom. O patamar pessimista sugere vendas ruins para 20,6%.

“A indústria de materiais de construção vem apresentando vendas regulares desde junho. Nesse ritmo dificilmente a conjuntura será mudada até o final do ano e será um ano com forte queda”, afirma Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

O executivo também afirma que o alto índice de desemprego, queda na renda das famílias, crédito escasso, a desaceleração do MVMV e das obras de infraestrutura continuam sendo as principais causas desse baixo desempenho.

O termômetro da ABRAMAT também indica as expectativas dos empresários das indústrias de materiais sobre as ações do Governo aumentaram consideravelmente. Em setembro, a estimativa otimista era de 15%, já neste mês o percentual de positividade é de 41%.

A pretensão de investimentos no médio prazo, no entanto, apresentou retração. Em setembro, 44% dos empresários informaram que pretendiam realizar investimentos.

(Redação - Agência IN)