Prévia da sondagem da indústria sinaliza queda em março

  •  
 Prévia da sondagem da indústria sinaliza queda em março (Foto: Pexels) Prévia da sondagem da indústria sinaliza queda em março

A prévia da Sondagem da Indústria de março sinaliza queda de 4,0 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao número final de fevereiro, para 103,9 pontos, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Se o resultado se confirmar, essa será a terceira queda consecutiva retornando ao menor patamar desde agosto de 2020 (98,7 pontos).

A queda no resultado prévio da confiança industrial ocorre influenciado pela piora da situação corrente e diminuição das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual caiu 4,1 pontos, para 110,8 pontos e o Índice de Expectativas 4,0 pontos, para 96,9 pontos neste resultado prévio. Caso se confirme, esse será o primeiro mês desde agosto de 2020 em que o Índice de Expectativas retorna a patamar inferior aos 100 pontos, nível considerado neutro.

O dado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) indica redução de 0,7 ponto percentual (p.p.), para 78,4%, menor nível desde setembro de 2020 (78,2%). Em médias móveis trimestrais, o NUCI se apresentaria a segunda queda consecutiva (79,1%) após uma sequência de seis altas consecutivas.

(Redação – Investimentos e Notícias)