Capgemini alcança crescimento de 36% no lucro do 1º semestre

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Capgemini alcança crescimento de 36% no lucro do 1º semestre (Foto: Divulgação) Capgemini alcança crescimento de 36% no lucro do 1º semestre

O Grupo Capgemini registrou uma receita consolidada de € 5,104 milhões no 1º semestre de 2014, 1,4% acima da receita do 1º semestre de 2013, com base na estrutura atual do Grupo e taxas de câmbio, e 2,6% maior se usarmos as mesmas bases de comparação e taxas de câmbio constantes.

No 2º trimestre, a receita cresceu 3,0% contra os 2,3% registrados no 1º trimestre. A margem operacional atingiu 7,9% no 1º semestre, 0,6 ponto acima da margem registrada no mesmo período de 2013. O lucro atribuído aos acionistas no 1º semestre cresceu 36%, para € 240 milhões, comparado a € 176 milhões registrados no mesmo período de 2013. O Grupo está executando com sucesso suas prioridades estratégicas: inovação, adoção da nuvem e uso de novas tecnologias, e competitividade, com o aperfeiçoamento de suas plataformas globais e a industrialização da produção.

O crescimento da receita, considerando a mesma base de comparação, é dividido da seguinte forma:

Por negócio, a divisão de Serviços de Consultoria (4% da receita do Grupo) registrou contração de 4,7%. A divisão de Serviços Profissionais Locais - Sogeti (responsável por 15% da receita do Grupo) cresceu moderadamente, 0,6% (+1,1% no 2º trimestre). Já a divisão de Serviços de Aplicações (56% da receita do Grupo) subiu 2,2% no 1º semestre (2,5% no 2º trimestre), suportada pelo crescimento de Social, Mobile, Analytics e Cloud (SMAC) e manutenção de aplicações. A divisão de Outros Serviços Gerenciados (24% da receita do grupo) mostrou a maior elevação, com 6,5% no 1º semestre (7,2% no 2º trimestre), impulsionada pelo crescimento de BPO e Serviços de Infraestrutura.

Por região, os países emergentes da Ásia-Pacífico e da América Latina registraram um forte crescimento (9,1%). As atividades permanecem fortes na América do Norte, com crescimento de 6,1% da receita no 1º semestre (7,9% no 2º trimestre). Com elevação de 3,3% na receita, o Reino Unido e a Irlanda estão demonstrando o dinamismo do setor comercial. As atividades na França continuaram expandindo, registrando crescimento de 1,5% no 1º semestre (1,9% no 2º trimestre), apesar do ambiente desacelerado. A região da Benelux mostrou uma retração de 2,1% na receita no 1º semestre, com queda limitada a 1,2% no 2º trimestre, e prevê uma atividade estável no segundo semestre. O registro nas demais regiões da Europa foi estável (-0,1%), com um ambiente desafiador na Espanha.

As vendas totalizaram € 5,653 milhões no 1º semestre de 2014, representando um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2013, e uma proporção de 1,11 de vendas sobre faturamento.

A margem operacional do Grupo para o 1º semestre de 2014 alcançou € 402 milhões, ou 7,9% da receita, representando um aumento de 0,6 ponto em relação ao 1º semestre de 2013. O lucro atribuível aos acionistas no período foi de € 240 milhões, comparados a € 176 milhões no 1º semestre de 2013, uma elevação de 36%. O fluxo de caixa orgânico foi de -€ 148 milhões no 1º semestre de 2014, contra -€ 313 milhões no mesmo período de 2013. O caixa líquido e os equivalentes de caixa totalizaram € 205 milhões em 30 de junho de 2014.

No final do 1º semestre de 2014, o número total de funcionários do Grupo era 138.809, inclusive 1.842 obtidos com a aquisição da Euriware, finalizada em 7 de maio de 2014. O número de funcionários no exterior totalizou 62.909, 16% maior do que em 30 de junho de 2013 (incluindo 51.877 na Índia), e representou 45% dos funcionários do Grupo, 3% mais do que em 30 de junho de 2013.

O forte desempenho do Grupo no 1º semestre reflete alinhamento com a diretriz anual da Capgemini, e confirma sua meta para 2014 de crescimento da receita orgânica de 2% para 4% e da margem operacional entre 8,8% e 9,0%. O Grupo estima que o fluxo de caixa livre orgânico excederá € 500 milhões.

"Apesar da desaceleração do crescimento nos principais mercados da Europa Continental, continuamos executando a estratégia e cumprindo com os compromissos. O crescimento no 1º semestre está alinhado aos nossos objetivos, impulsionado pelo melhor desempenho das operações na América do Norte e países emergentes e uma grande melhora nos lucros. A estratégia de unir competitividade e inovação está dando frutos", afirma o presidente e CEO do Grupo Capgemini, Paul Hermelin.

O Conselho de Administração decidiu, conforme as resoluções 30 e 31, votada na última Assembleia Geral de Acionistas, lançar um aumento de capital reservado para os funcionários, envolvendo, no máximo, 5 milhões de ações, juntamente com o fim do plano de compra de ações de 2009. A transação deve ser concluída antes do final de 2014. O Conselho também autorizou um novo programa de recompra de ações de € 80 milhões, a fim de neutralizar a diluição futura gerada por vários instrumentos atrelados a ações concedidas a funcionários.

(Redação – Agência IN)